INFORMAÇÕES DIOCESE

 

O QUE É A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE?

 

A Jornada Mundial da Juventude é um acontecimento eclesial no qual os jovens de todo o mundo expressam a sua fé em Jesus Cristo.

É um encontro festivo: os jovens mostram o dinamismo da Igreja e dão testemunho da actualidade da mensagem de Jesus.

É sinal de comunhão eclesial: jovens de todo o mundo que se reúnem à volta do Papa e dos Bispos, unidos pelo mesmo amor a Jesus Cristo e à Igreja e pela sua missão no mundo. Na Jornada Mundial da Juventude a comunhão eclesial se expressa e se fortalece.

Podemos dizer que uma Jornada Mundial da Juventude é anúncio claro, directo e entusiasmante da fé da Igreja em Jesus Cristo.

 

OBJECTIVOS PASTORAIS DA JMJ

 

Os objectivos de uma Jornada Mundial da Juventude são claros:

* Favorecer o encontro pessoal com Jesus Cristo que muda a vida;

* Viver a experiência de ser Igreja Católica como mistério de Comunhão;

* Tomar consciência da vocação de todo o baptizado, chamado a converter-se em missionário;

* Redescobrir os Sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia que fortalecem a vida cristã;

Trata-se, pois, de fomentar a adesão a Jesus Cristo, vivida na Igreja com tal entusiasmo que se transforma em festa e num impulso missionário.

 

PARTICIPAÇÃO DA NOSSA DIOCESE NA JMJ 2011

 

I. A participação “oficial” dos Jovens da nossa Diocese é a organizada pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil. A este propósito o Senhor Bispo irá emitir uma Nota Pastoral.

 

II. A nossa Diocese irá participar com o todo nacional. Vamos participar como Igreja de Portugal!

 

III. A peregrinação dos Jovens da nossa Diocese terá a sua origem na partida de Lisboa para Madrid e terminará com a sua chegada a Lisboa. O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil só terá a responsabilidade dos jovens que participam na peregrinação a partir da saída de Lisboa terminando na mesma no regresso.

 

IV. Cada ilha deverá organizar, em data oportuna, nas vésperas da partida, uma celebração de “envio” dos Jovens da sua ilha à Jornada Mundial, organizada e coordenada pela Equipa Coordenadora de Pastoral Juvenil de cada Ilha, contudo, estamos a programar três grandes celebrações a nível Diocesano: na ilha Terceira, na ilha do Faial e na ilha de São Miguel, sendo, pelo menos uma delas, presidida pelo Bispo Diocesano.

 

A.   PREPARAÇÃO

 

I. A Jornada Mundial da Juventude deverá ser o culminar de uma caminhada, daí que, o próximo Ano Pastoral, ao nível da Pastoral Juvenil terá este aspecto em conta e será orientado nesta direcção.

 

II. A preparação dos Jovens da nossa Diocese que participarão na Jornada Mundial da Juventude será organizada e orientada pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil e implementada em cada Ilha pela Equipa Coordenadora de Pastoral Juvenil da respectiva Ilha, segundo as orientações do nosso Bispo.

 

III. Neste sentido, o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil está a ultimar um Guião Preparatório para ser adoptado por todas as Dioceses de Portugal. A nossa Diocese, fazendo parte integrante da Igreja Portuguesa, irá adoptar o referido Guião.

 

IV. Em conformidade com o Departamento Nacional, o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil está a preparar uma caminhada Diocesana. Não será uma caminhada exclusiva aos jovens que participarão na Jornada: é para todos os jovens da Diocese, contudo, terá momentos específicos para os jovens que participarão na Jornada.

Este itinerário contemplará, acima de tudo, a vertente formativa e celebrativa.

 

V. O calendário desta preparação fará parte integrante do Programa Pastoral da Diocese a ser publicado no habitual opúsculo das Orientações Diocesanas de Pastoral.

 

VI. O tema a ser vivido em toda a nossa Diocese a nível da Pastoral Juvenil será o tema da Jornada Mundial: «Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé» (Col 2,7)

 

B.   INSCRIÇÕES

 

I. Todas as inscrições dos jovens açorianos deverão ser feitas através do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil, mesmo a dos jovens que queiram participar nas Jornadas integrados em Movimentos ou Congregações Religiosas, uma vez que haverá actividades e encontros específicos para os jovens portugueses e só terão acesso a estes encontros e actividades os jovens que se inscreverem pelos Serviços Diocesanos; quem não se inscrever pelos Serviços Diocesanos não terá acesso àquilo que será reservado aos jovens portugueses e preparado pelo Departamento Nacional: é uma orientação Nacional!

 

II. Nas Jornadas Mundiais da Juventude podem participar jovens a partir dos 16 aos 30 anos, contudo, os jovens com 16 e 17 anos deverão fazer-se acompanhar de uma carta de autorização assinada pelos respectivos pais.

 

III. Todos os jovens inscritos deverão ter o “Cartão Europeu de Seguro de Doença”. Quem não o tem poderá requerê-lo junto dos Serviços da Segurança Social.

 

IV. A inscrição Diocesana na Jornada Mundial da Juventude tem o valor de 310€ (trezentos euros), inscrição que contempla:

 

Viagem em autocarro de Lisboa a Madrid e vice-versa; alojamento, alimentação, Saco do Peregrino (que contém: Livro com todas as celebrações, gorro, t-xirt, Guia de Madrid e outros complementos); passe para transportes; acesso gratuito às actividades do Festival da Juventude (concertos e espectáculos culturais, exposições, museus e monumentos); acesso prioritário às zonas reservadas nos actos centrais das Jornadas; Kit Português (Bandeira de Portugal, pólo, chapéu e material diverso); Kit Diocesano (Bandeira dos Açores, pólo, chapéu e material diverso).

 

V. A ficha de inscrição em breve estará disponível e será enviada a todas as Paróquias, Movimentos, Congregações Religiosas e Instituições que trabalhem com Jovens. Nela estará contido o calendário de inscrição, por forma a que o pagamento da mesma possa ser faseado, contudo entre os dias 01 de Setembro e 30 de Novembro decorre o período de pré-inscrição, como forma de termos uma ideia de quantos jovens açorianos irão participar nas Jornadas e assim podermos desencadear todo o processo logístico. Todas as Inscrições devem dar entrada na Pastoral Juvenil de cada Ilha até ao dia 12 de Junho de 2011 e as Equipas de Pastoral Juvenil de cada Ilha deverão fazer chegar todas as inscrições ao Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil até ao dia 18 de Junho. São as datas limites. A partir do dia 17 de Junho de 2011 não serão admitidas mais inscrições.

 

VI. As inscrições não são limitadas ao período de pré-inscrição: após o período de pré-inscrição continuam abertas as inscrições até à data afixada como termo do período de inscrição.

 

C. VIAGENS

 

I. As viagens entre os Açores e o Continente, e vice-versa, não estão contempladas na Inscrição: é da responsabilidade de cada Jovem. O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil só organiza o transporte, que está incluído na Inscrição, entre Lisboa/Madrid e vice-versa.

 

II. No que toca às deslocações entre cada ilha e o Continente e vice-versa, cada ilha será autónoma e se organizará, uma vez que concentrar todos os jovens dos Açores numa única ilha para partida em conjunto para o Continente traria um acréscimo significativo nas despesas.

 

III. Segundo informações recolhidas junto da Direcção Regional da Juventude, os Grupos de Jovens Informais (não podendo exceder o limite máximo de 20 jovens) podem beneficiar de uma redução de 50% nas tarifas aéreas e podem ter um apoio diário de 15€ por jovem. Para usufruírem destes benefícios terão de apresentar uma candidatura junto da mesma Direcção Regional. Para mais informações acerca da possibilidade deste apoio e candidaturas deverão contactar directamente com os Serviços da Direcção Regional da Juventude.

 

IV. Os jovens que desejarem poderão chegar ao Continente antes da data que for estabelecida para a partida rumo a Madrid e poderão lá permanecer após o regresso, ficando definido que estes períodos de tempo não são da responsabilidade da Pastoral Juvenil da Diocese nem esta terá qualquer responsabilidade sobre estes jovens.

 

V. Atempadamente, e divulgado logo que esteja definido, será marcado local, dia e hora para a concentração de todos os jovens açorianos em Lisboa para partida rumo a Madrid. A primeira grande concentração dos jovens açorianos que participarão nas Jornadas Mundiais será em Lisboa.

 

VI. Uma vez que o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil está sedeado na Ilha de São Miguel, este Serviço organizará o transporte Ponta Delgada/Lisboa e vice-versa, para os jovens que assim o entenderam, no sentido dos jovens micaelenses viajarem todos juntos, tal como se aconselha e deseja para os jovens das outras ilhas; ao nível da organização, será mais fácil para todos que viajemos juntos, por ilhas!

 

D. COORDENAÇÃO DIOCESANA

 

A coordenação da participação dos Jovens da nossa Diocese está a cargo do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil.

O Senhor Bispo irá convocar para o início do próximo Ano Pastoral um Encontro entre o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil e todos os Sacerdotes Coordenadores da Pastoral Juvenil de cada ilha, no sentido de delimitar-se o itinerário Diocesano de preparação para as referidas Jornadas Mundiais, bem como acertar os pormenores de participação dos jovens de todas e de cada ilha, nomeadamente no que toca a deslocações, dada a dispersão geográfica.

 

E.   VISITA DA CRUZ DAS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE

 

I. A 31 de Março de 1985, uma ano antes das primeiras Jornadas Mundiais da Juventude, o Papa João Paulo II entregou uma Cruz aos jovens do mundo inteiro, que desde então tem sido uma ocasião de aprofundamento da fé e de reconciliação para milhões de jovens de todo o mundo.

Esta Cruz, que é acompanhada de um ícone de Maria, estará em peregrinação a Portugal entre os dias 08 e 20 de Agosto próximo e, pela primeira vez, visitará a nossa Diocese.

 

II. O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil conseguiu que a nossa Diocese fosse contemplada, pela primeira vez, com a Visita da Cruz, o que irá acontecer nos dias 18 e 19 de Agosto próximo. Foi uma vitória conseguirmos ter a Cruz entre nós durante dois dias, dado que a mesma, a nível nacional, visitará duas Dioceses no mesmo dia!

 

III. O programa específico da visita da Cruz à nossa Diocese ainda não se encontra concluído, dado que ainda estão a decorrer conversações com as Dioceses que recebem a visita da Cruz antes e depois da nossa, para além de estar a ser ultimada toda a logística, um tanto ou quanto complicada e difícil, dado a que a Cruz terá de deslocar-se por via aérea.

 

IV. Para já está assegurada a visita da Cruz à Ilha de São Miguel, contudo o Serviço Diocesano está fortemente empenhado, e para isso está a trabalhar, no sentido da Cruz visitar também a Ilha Terceira, sede da Diocese, facto que até à data não se encontra confirmado.

Desejávamos que a Cruz estivesse pelo menos 9 dias na nossa Diocese para ter a possibilidade de passar por todas as ilhas, mas dado que a mesma só estará 13 dias em Portugal é de todo impossível!

 

V. Logo que possível, o Programa da Peregrinação da Cruz das Jornadas Mundiais pela nossa Diocese, será divulgado. Apela-se a que se comece a motivar os jovens das nossas Comunidades para acolherem a Cruz (por enquanto ainda e só em São Miguel!).

 

F.    PRIORIDADE PARA OS PRÓXIMOS TEMPOS

 

I. Estamos, praticamente, a um ano da realização da Jornada Mundial da Juventude.

Nesta fase, e a esta distância, importa começar a divulgar e a motivar os jovens da nossa Diocese a participarem naquela Jornada.

Sabemos que não é fácil todos os jovens açorianos participarem nesta Jornada dado às despesas que a participação acarreta mas, estando nós a um ano de distância é altura de começarmos a “poupar” e a “amealhar” tendo em vista a possibilidade de participação.

 

II. Já temos em nossa posse diverso material informativo e de divulgação, nomeadamente cartazes, entre outro material que no devido tempo serão enviados a todas as Paróquias, Movimentos e Congregações Religiosas. Pedimos que os mesmos não sejam “arrumados” nas Sacristias e Arquivos mas que sejam expostos em locais visíveis e frequentados.

 

III. Estas informações que agora dispomos e enviamos, deverão ser comunicadas aos jovens das nossas Comunidades.

 

IV. Para já são estas as informações de que dispomos e que importa começar a divulgar. No início do novo Ano Pastoral certamente teremos todos os detalhes que faltam nesta circular informativa.